Desemprego subiu 9,3% em Espanha
O desemprego em Espanha subiu 9,3% em Agosto face ao mesmo mês do ano anterior, tendo atingido mais 61 mil espanhóis, num total de 340 mil pessoas sem trabalho no país.
De acordo com os dados do ministério espanhol do Trabalho e da Imigração, num só ano o desemprego em Espanha aumentou em 340.581 pessoas, o que representa uma subida de 9,3%.
Os mesmos dados revelam que, no passado mês de Agosto, 61.083 pessoas ficaram sem trabalho, sendo que o sector agrícola foi o único a registar uma queda no desemprego, com menos 1.328 pessoas. Nos restantes sectores a situação é inversa, com os serviços a contar com 62% do número total de desempregados.
As mesmas fontes adiantam que a Segurança Social espanhola perdeu 131.858 mil pessoas, igualmente em Agosto passado, o que em termos percentuais representa uma redução de 0,74%.
Assim, o número médio de espanhóis que contribuem para os cofres do sistema público de pensões situa-se nos 17,7 milhões de pessoas, menos 1,58% relativamente ao ano passado, de acordo com o ministério do Trabalho.
Perante estes dados, o secretário de Estado espanhol da Segurança Social, Octavio Granado, explicou que a redução do número de pessoas registadas no sistema social tem registado quedas ao longo dos últimos 30 anos, normalmente durante o mês de Agosto, como consequência da interrupção de um conjunto de actividades no período de Verão.
Ainda assim, frisou o responsável, a queda registada este ano é a menor dos últimos cinco.
Priscila Ferraro
Nenhum comentário:
Postar um comentário